- Área: 280 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marcin Grabowiecki
-
Fabricantes: Eurocolor, Nuxx, REHAU, RHEINZINK
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote encontra-se próximo à floresta, mas também em uma área densa de residências unifamiliares. A localização do terreno e a vista à floresta nos deram uma direção para materializar o edifício. Escolhemos por uma construção bastante espaçosa com um pátio interno.
O térreo é separado em relação aos vizinhos pela ausência de janelas nas paredes laterais. No entanto, está aberto ao jardim e ao pátio. No primeiro pavimento, tomando um pedaço da cobertura e criando dois terraços, há uma vista à floresta e à torre de rádio de Gliwice, a estrutura de madeira mais alta da Europa.
Os planejadores locais determinaram a geometria da cobertura: inclinada, simétrica, perpendicular ou paralela à rua. O edifício é compacto, simples e minimalista. Ele da a impressão de ser inacessível graças ao pequeno número de janelas no térreo e a falta de janelas na cobertura.
O interior da residência varia em altura e forma dependendo da função. Tem uma casca externa escura e recortes brancos. Há muita luz no edifício, mas isso não faz com que ela esteja sobre-exposta, já que há muita luz refletida: um poço interno em forma de pátio, janelas nos terraços e claraboias.
O pátio e os terraços no pavimento superior são espaços íntimos ao ar livre dentro da casca do edifício. O pátio da oportunidade de manter um olho na natureza e nas condições atmosféricas. Graças a isso, a natureza foi introduzida ao lar. Graças à luz solar do pátio e aos terraços na cobertura, obtivemos um espaço incomum e um interessante efeito de luz natural.
Não há necessidade de janelas adicionais nas paredes laterais, nem janelas de telhado. Os terraços na cobertura estão parcialmente protegidos por uma cobertura para que os vizinhos não possam ver o interior, mas ainda sim se possa admirar o entorno. Há uma entrada direta de cada um dos dormitórios aos terraços. No interior, optou-se por um desenho simples, branco e uma quantidade limitada de materiais, motivo pelo qual desejou-se que o pátio fosse o elemento mais importante.
O edifício tem detalhes minimalistas: calhas ocultas, nenhum beiral longo, sem chaminés, uma forma de cobertura simples, sem janelas, sem elementos dispersos, sem janelas de telhado. Todas essas intervenções ajudam a alcançar sua eficiência energética.